sexta-feira, 22 de julho de 2011

Modos de Produção


                Modo de Produção é a maneira pela qual uma sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
                                               Modo de produção = forças produtivas + relações de produção
                Entende-se por forças produtivas a mão de obra utilizada e as produções técnicas. As relações de produção são as formas de obtenção dos gêneros produzidos.

                - Modo de Produção Primitivo: corresponde a uma formação econômica e social, sem a presença de um Estado manipulador, na qual os homens trabalhavam em comunhão, a propriedade era coletiva e não existia ainda a idéia da propriedade privada. As relações de produção eram da divisão, não apenas igualitária dos bens, mas a quantidade necessária a cada membro do grupo, baseadas na propriedade coletiva da terra e dos meios de produção.

           - Modo de Produção Asiático: Nesta relação sócio-econômica surge o Estado como instrumento de organização social e de dominação. O poder era totalizado em torno de um déspota com poderes divinizados (Teocracia), auxiliado por uma nobreza sacerdotal e burocrática. A parte produtiva da sociedade era composta pelos servos camponeses, devotos do “deus-vivo” e de escravos, prisioneiros de guerras, que eram forçados a entregar ao Estado o que produziam. A propriedade das terras era estatal e não havia mobilidade social.

                - Modo de Produção Escravista: Nessa modalidade produtiva predominaram relações de domínio e de sujeição dos meios de produção (terras, instrumentos) e escravos, que eram propriedade do senhor. O escravo era considerado uma “coisa”, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta e não possuía direitos políticos.

                - Modo de Produção Feudal: Nesse modo de produção predominou o trabalho dos servos camponeses, presos às obrigações de trabalhos por um laço de dependência e fidelidade ao Senhor Feudal. Os servos não eram escravos de seus senhores, poderiam casar-se, constituir família, tinham direitos e deveres. Poderiam participar de festividades religiosas e descansar nos domingos e feriados santos. Trabalhavam um pouco para o seu senhor, um pouco para a Igreja católica e outro pouco para eles mesmos.

                - Modo de Produção Capitalista: Tem-se início as relações assalariadas de produção, substituindo a propriedade feudal e o trabalho servil. Baseado na propriedade privada dos meios de produção, a burguesia européia investiu no capitalismo desde os primeiros tempos. Movido por lucros, o capitalismo passa a determinar a posição social de um indivíduo pelas suas conquistas e realizações produtivas.
O capitalismo compreende três etapas:
  Capitalismo comercial: concentração dos lucros e acumulação de riquezas, concentrada nas mãos dos comerciantes (mercantilistas), que constituem a camada hegemônica da sociedade; o trabalho assalariado torna-se mais comum e já se tem o início da separação entre capital e trabalho.
  Capitalismo industrial: pós-revolução industrial, o capital separa-se do trabalho e passa a ser investido basicamente nas indústrias.
  Capitalismo financeiro: os bancos e outras instituições financeiras passam a controlar as demais atividades econômicas, através de financiamentos à agricultura, a indústria, à pecuária, e ao comercio. Ocorre a separação total entre capital e trabalho e o trabalhador perde de vez a autonomia sobre sua força produtiva. Ficando à mercê das multinacionais, governos e investidores o poder de determinar quanto pretende pagar pelo trabalho de um indivíduo.

                - Modo de Produção Socialista: Contrário ao capitalismo, a base econômica do socialismo é, muito resumidamente, a propriedade social dos meios de produção, isto é, os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas. A finalidade da sociedade socialista é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população: emprego, habitação, educação, saúde. Nela não há separação entre proprietário do capital (patrão) e proprietários da força do trabalho (empregados).

2 comentários:

  1. muito bem bem caracterisado,bem colocado me ajudou muito foi a unica respostas que eu achei util ...
    parabensss😉☺❤

    ResponderExcluir